NASA encontra 7 planetas com potencial para receber vida

NASA encontra 7 planetas com potencial para receber vida

A agência espacial dos EUA , a famosa NASA , anunciou a descoberta de que uma estrela relativamente próxima do nosso sistema é orbitada por 7 planetas com tamanho parecido com o da Terra. Três desses planetas estão na chamada da zona habitável, que é onde ocorrem temperaturas propícias para a formação de oceanos na superfície do planeta.

O sistema, que tem como centro a estrela anã ultrafina TRAPPIST-1, está a 40 anos-luz da Terra. Uma distância relativamente pequena em termos astronômicos.

É bem provável que os cientistas conseguirão estudar os planetas utilizando telescópios e descobrir mais detalhes sobre esses corpos celestes, até porque eles orbitam uma estrela menor e menos brilhante que o Sol. “Claro que isso é super empolgante, mas o que faz o sistema ser tão especial é que todos esses 7 planetas são bem adequados para uma caracterização atmosférica detalhada”, disse Michaël Gillon, pesquisador e autor líder do estudo publicado na revista científica Nature.

Os planetas receberam nomes incrivelmente criativos: “b”, “c”, “d”, “e”, “f”, “g” e “h”. Todos eles estão mais perto de sua estrela do que Mercúrio está do Sol no Sistema Solar. Para se ter uma ideia o mais próximo deles, “b“, leva apenas 1.5 dias da Terra para completar uma órbita ao redor de TRAPPIST-1. O mais distante leva 20 dias terrestres para finalizar esse momento de translação.

A NASA verificará se algum deles realmente possui água. Essa confirmação se dá ao olhar para a luz que atravessa sua atmosfera, gases diferentes filtrarão as cores de maneiras diferentes, assim os cientistas poderão ter uma ideia se esses planetas contêm água.

Vídeo mostra como seria o planeta “d”do sistema da TRAPPIST-1

 


 

Comentários

hydrahouse-com-br